sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Os Lusíadas

O renascimento literário atingiu seu ápice, em Portugal, durante o período conhecido como Classicismo, entre 1527 e 1580. O marco de seu início é o retorno a Portugal do poeta Sá de Miranda, que passara anos estudando na Itália, de onde traz as inovações dos poetas do Renascimento italiano, como o verso decassílabo e as posturas amorosas do Doce stil nouvo. Mas foi Luís de Camões, cuja vida se estende exatamente durante este período, quem aperfeiçoou, na Língua Portuguesa, as novas técnicas poéticas, criando poemas líricos que rivalizam em perfeição formal com os de Petrarca e um poema épico, Os Lusíadas, que, à imitação de Homero e Virgílio, traduz em verso toda a história do povo português e suas grandes conquistas, tomando, como motivo central, a descoberta do caminho marítimo para as Índias por Vasco da Gama em1497/99. Para cantar a história do povo português, em Os Lusíadas, Camões foi buscar na antigüidade clássica a forma adequada: o poema épico, gênero poético narrativo e grandiloqüente, desenvolvido pelos poetas da antigüidade para cantar a história de todo um povo. A Ilíada e a Odisséia, atribuídas a Homero (Século VIII a. C), através da narração de episódios da Guerra de Tróia, contam as lendas e a história heróica do povo grego. Já a Eneida, de Virgílio (71 a 19 a.C.), através das aventuras do herói Enéas, apresenta a história da fundação de Roma e as origens do povo romano.
Estrutura Formal
Ao compor o maior monumento poético da Língua Portuguesa, Os Lusíadas, publicado em 1572, Camões copia a estrutura narrativa da Odisséia de Homero, assim como versos da Eneida de Virgílio. Utiliza a estrofação em Oitava Rima, inventada pelo italiano Ariosto, que consiste em estrofes de oito versos, rimadas sempre da mesma forma: abababcc. A epopéia se compõe de 1102 dessas estrofes, ou 8816 versos, todos decassílabos, divididos em 10 cantos. Nos dez cantos encontramos a seguinte divisão: I. Proposição (o poeta se “propõe a cantar os grandes feitos portugueses realizados durante a histórica expansão marítima); II. Invocação (Camões pede que as Tágides _ ninfas que habitam o Rio Tejo – que lhe dêem inspiração, engenho e arte para a realização de sua grande empreitada); III. Dedicatória ( o épico é dedicado a D.Sebastião, o grande rei de Portugal a quem Camões muito estima); IV. Narração (é todo percurso de ida e volta realizada pelas naus comandadas pelo herói de nosso épico); V. Epílogo ( é o “grande final” do épico. Camões o encerra com um tom pessimista já prevendo o final da aventura portuguesa como grande potência mindial)

Um comentário:

Anônimo disse...

Is this the best game for the Genesis? - VIVO88.cc - Video
› 2020/04 youtube to mp3 › is-this-the-best-game › 2020/04 › is-this-the-best-game Jul 24, 2020 — Jul 24, 2020 A new entry in the retro gaming category, the Genesis youtube to mp3 Mini, is set to arrive in May. It was previously announced by Sega as septcasino Sega's