sexta-feira, 19 de setembro de 2008

teogonia

"Parece-me par dos deuses


ser o homem que ante a ti


senta-se e de perto te ouve


a doce voz


e o riso desejoso. Sim isso


me atordoa o coração no peito:


tão logo te olho, nenhuma voz


me vem


mas calada a língua se quebra,


leve sob a pele um jogo me corre,


com os olhos nada vejo, sobrezumbem os ouvidos,


frio suor me envolve, tremo


totodo tremor, mais verde que relva


estou, pouco me parece faltar-me


para a morte.


\mas tudo é ousável e sofrível..." (Hesíodo)






1. DEFINIÇÃO DE LITERATURA

Podemos começar com a seguinte pergunta: O que é a literatura e qual é a melhor maneira de defini-la? A resposta não é óbvia, em absoluto, porquanto o termo pode ser usado em muitos sentidos diferentes. Pode significar qualquer coisa escrita em verso ou em prosa. Pode significar unicamente aquelas obras em que se revestem de um certo mérito. Ou pode referir-se à mera verborragia: “tudo o mais é literatura”. Para os nossos propósitos, será preferível começar por defini-la de um modo tão amplo e neutro quanto possível, simplesmente, como uma arte verbal; isto é, a literatura pertence, tradicionalmente, ao domínio das artes, em contraste com as ciências ou o conhecimento prático, e o seu meio de expressão é a palavra, em contraste com os sinais visuais da pintura e escultura ou os sons musicais.




As origens ocidentais da Literatura

Nenhum comentário: